Energia Solar no Bombeamento de Água

Energia Solar no bombeamento de água

Energia Solar no Bombeamento de Água

O sistema de bombeamento de água com energia solar é uma alternativa para facilitar o acesso a agua que, por exemplo, foram desenvolvidas para auxiliar pessoas que moram em locais remotos e precisam bombear água para abastecer ou para irrigar pequenas plantações.

Funciona a base da energia solar, sendo mais duráveis, discretas e além de tudo econômicas, favorecendo o bolso. Neste post, você irá conhecer o equipamento e as vantagens de tê-lo em sua propriedade.

Uma bomba solar é uma bomba de água que é alimentada pela energia do sol extraída por um painel solar fotovoltaico, ou seja, é responsável por bombear água onde não existe energia elétrica.

Os painéis desse sistema vão captar a radiação solar e transforma-los em energia elétrica, que vai ser utilizada a energia solar no bombeamento de água.

 

Quais são os tipos de bombas de energia solar?

São dois os tipos de bomba, a submersa e a de superfície. A submersa é indicada para principalmente para o uso em poços artesianos e em projetos com mais profundidade.

Já a bomba de superfície, apesar de ser mais econômica possui uma capacidade limitada, pois consegue puxar a agua somente de menores profundidades.

Quais as vantagens de utilizar energia solar no bombeamento?

 

1. ALTA EFICIÊNCIA

Com as bombas solares, você poderá bombear até 8 mil litros de água desde de fontes superficiais até as mais submersas, fazendo com que elas se tornem mais econômicas, reduzindo os gastos extras com combustíveis.

2.LONGA DURAÇÃO

A vida útil das bombas pode varia entre 25 a 30 anos e posteriormente, o retorno sobre o investimento desse sistema costuma ser de 5 anos, á depender do valor do projeto.

3. FÁCIL MANUTENÇÃO

A manutenção se dá com a limpeza das placas fotovoltaicas, o que configura simplicidade e baixo custo de manutenção.

4. SILENCIOSO

A bomba se opera de maneira silenciosa e livre de poluições ou contaminações. Não emitem ruídos e nem produzem poluição sonora.

5. RADIAÇÃO SOLAR

O mais importante é que o  Brasil é um país que possui grande radiação solar a maior parte do ano, e certamente,  a facilidade de geração de energia por meio do sol.

É importante considerar que os sistemas de energia solar são regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A regulamentação 482/2012 permite que qualquer consumidor possa gerar a sua própria energia elétrica por meio de fontes renováveis, como a bomba de energia solar. E a resolução 687/2015 regulamenta a geração distribuída no país, permitindo a geração em condomínios e o autoconsumo remoto.

 

 

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email