Bomba hidráulica de engrenagem

unnamed-262x212

Bomba hidráulica de engrenagem

bomba hidráulica de engrenagem é utilizada em circuitos hidráulicos, com a função de fazer com que a energia mecânica se torne energia hidráulica. Consistindo em uma carcaça que conta com orifícios de entrada e saída do fluído, a bomba hidráulica de engrenagem tem um sistema de bombeamento composto por um par de engrenagens ligadas a um eixo. Esse eixo, por sua vez, é ligado geralmente a um motor elétrico ou a combustão.

BOMBA HIDRÁULICA DE ENGRENAGEM – ENTENDA SEU FUNCIONAMENTO

bomba hidráulica de engrenagem tem como características a alta durabilidade e eficiência, o que faz com que seja gerada economia aos usuários. Dentre as características mais importantes sobre a bomba hidráulica de engrenagem, podem-se destacar alguns.

Quando os dentes das engrenagens passam pelo processo de desengrenamento,  são criados espaços vazios na parte superior esquerda da bomba hidráulica de engrenagem. No momento em que isso acontece, esses espaços criam uma zona de pressão baixa, o que faz com que a pressão presente na atmosfera faça o fluído entrar na bomba. Agora, o fluxo será separado em dois caminhos distintos. Uma parte do fluído é levada pelos dentes presentes na engrenagem interna, já a outra, é conduzida até os dentes da engrenagem motora.

Nesse momento, a bomba hidráulica de engrenagem está praticamente toda preenchida pelo Fluído. O espaço que existe entre os dentes da engrenagem movida e motora conseguem conduzir, de maneira constante, um determinado volume desse Fluído. Isso faz com que fluxo fique livre de pulsação e se torne muito preciso. Os espaços vazios que haviam sido criados na primeira fase do processo agora são fechados por completo. O engrenamento fará com que saia através do lado oposto ao que entrou.

A bomba de engrenagem é mais econômica e pode ser utilizada em diversos tipos de aplicações, além disso, é eficiente em operações de alta pressão e resistente em operações com baixa temperatura.

Ou seja, é muito importante que ao procurar por esse equipamento, contar com uma empresa especializada no segmento e renomada por oferecer as melhores soluções.

Quais são os tipos de bombas de engrenagens?

Os principais tipos de bomba de engrenagem são por exemplo:

– Bomba de engrenagem interna: Essas bombas são robustas e feitas para operar com diferentes líquidos, sejam eles corrosivos, tóxicos ou de baixa, média ou alta viscosidade. Entre as principais características das bombas de engrenagem interna estão uma longa vida útil, rendimento superior, vazão constante sem pulsação, facilidade no desmonte e na manutenção, bombeamento reversível e a existência de uma válvula de alívio.

– Bomba de engrenagem externa: Nesse tipo de bomba, as duas engrenagens estão presentes dentro da carcaça, com uma delas tendo um eixo responsável por transmitir a potência e a rotação geradas pelo motor, e a outra engrenagem sendo utilizada para realizar o engrenamento, a qual é chamada de engrenagem acionada. Essas bombas externas costumam apresentar um custo inicial menor, quando comparadas as bombas internas, porém, a sua vedação feita comumente com gaxetas é mais suscetível a ter vazamentos e falhas caso seja acionada em altas rotações.

– Bomba rotativa: Em operação, as engrenagens rotativas formam um vácuo no movimento de sucção, o qual faz com que o líquido entre dentro da bomba. Esse líquido, por sua vez, ocupa os espaços vazios que existem entre as engrenagens da bomba rotativa, transportando fluído da parte de sucção para a descarga.

Confira os benefícios:

  • Durabilidade: desenvolvida com materiais de alta qualidade, as bombas de engrenagem são testadas conforme cada aplicação
  • Rendimento: rendimento volumétrico de aproximadamente 98%, ou seja, maior economia combustível
  • Facilidade: produzida desde 1977 em território nacional, a Bosch Rexroth conta a maior rede de reposição do país
  • Reparos: possuímos uma linha completa de serviços e reparos, tudo com rapidez e alta qualidade
  • Tecnologia: tecnologia e projeto próprio, homologado da nossa matriz na Alemanha

 

 

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email