sobre-image

Cálculo da potência ideal da bomba hidráulica

case-bomba-hidraulica-principal-case-580n--p-1570646736327

Cálculo da potência ideal da bomba hidráulica

Você sabe qual é o cálculo da potência ideal da bomba hidráulica?

bomba hidráulica é um componente do circuito hidráulico, acionada por motores a combustão ou elétricos, transmitindo essa energia através do fluido hidráulico. O equipamento é extremamente requisitado por indústrias dos mais variados segmentos, como por exemplo, na construção civil, sendo utilizada em escavadeiras, tratores, entre outros. No entanto, para a sua utilização correta é necessário atingir o cálculo da potencia ideal da bomba hidráulica.

Nest post, vamos discorrer um pouco sobre este assunto.

O que é potência?

Em primeiro lugar, a potência é  a quantidade de energia por unidade de tempo consumida pela bomba hidráulica.

Durante o processo de transformação de energia elétrica em energia hidráulica o motor elétrico entrega potência ao sistema (eixo), uma parte da potência é perdida como perdas mecânicas e o restante é entregue ao rotor, que transfere energia para o fluido. Nesse momento, a potência também é reduzida devido às perdas volumétricas e perdas mecânicas.

Ou seja, a potência é dividida em potência efetiva/eficaz (total) ou potência motriz; potência interna do rotor e potência hidráulica.

Como calcular a potência da bomba?

Em primeiro lugar, é necessário definir qual é a vazão desejada. Lembrando que vazão é a quantidade volumétrica ou gravimétrica de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto, ou seja, é a velocidade com a qual um fluido escoa. Para calcular a vazão é necessário dividir o volume de um fluido que escoa por um duto pela unidade de tempo desse escoamento.

Em seguida, você deverá calcular a altura manométrica total. Como vimos, essa medida é calculada através da soma da altura manométrica de recalque com altura manométrica de sucção. Sendo que para obter o valor das duas últimas é necessário somar suas alturas geométricas com as perdas de cargas causadas pelos atritos do percurso do fluido.

Existem diversas tabelas onde é possível encontrar os valores de perdas de cargas na internet.

Consequentemente, após finalizar a soma dos valores e ter o valor da pressão total que a bomba precisa superar, aplique os números na fórmula abaixo para obter a potência mínima necessária para o funcionamento da bomba hidráulica.

Da mesma forma, potência é =
Altura manométrica total x vazão do líquido por minuto x gravidade específica do fluido
Divido por: 3960
Como resultado é a potência necessária para a bomba, em hp.

Como sempre existe perda de eficiência ao transferir algo de um local para outro, após escolher a bomba desejada, leia o manual do fabricante para conhecer seu valor de eficiência (ou rendimento) e escreva-o em forma decimal. Divida a potência, em hp, por esse valor a fim de determinar a potência necessária para o motor da bomba. Normalmente as bombas apresentam um rendimento entre 50% e 85% quando usadas de forma correta.

Em suma, escolher a bomba ideal para o seu sistema calculando a potência da bomba hidráulica é o primeiro passo, sendo necessário definir qual é a vazão desejada.

Em seguida, deve ser calculada a altura manométrica total, sendo esta medida calculada através da soma manométrica de recalque com altura manométrica de sucção.

Por exemplo, existem as tabelas na internet onde é possível encontrar os valores de perdas de carga de internet.

Vamos listar 7 passos para o cálculo da potência de uma bomba d’água:

  1. Decida a vazão desejada
  2. Meça a altura através da qual a agua terá que se deslocar
  3. Estipule as perdas por atrito causadas pelo encanamento.
  4. Some a altura de recalque e a perda de carga
  5. Ao trabalhar com outros líquidos que não a água, pesquise pelo respectivo valor da gravidade específica
  6. Insira os valores obtidos na fórmula.
  7. Divida o valor da potência pela eficiência da bomba.

 

 

NEWSLETTER

Receba dicas em seu email